sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Operários condenam horário de verão

A exemplo de outras categorias profissionais, os operários das fábricas têxteis e calçadistas de Itabuna, Itajuípe, Camacan, Porto Seguro e Teixeira de Freitas não ficaram nada satisfeitos com a decisão do governador Jaques Wagner de ressuscitar o horário de verão no estado. Previsto para começar às zero hora do dia 16 de outubro, o novo horário obrigará os trabalhadores a levantarem ainda mais cedo e, pior, colocará suas vidas em risco.
Atualmente, os trabalhadores da Trifil e da Penalty entram no serviço às 6 e 5 horas da manhã, respectivamente. A diretora do Sintratec , Suely das Neves, explica que, para chegar às fábricas com pontualidade, os operários precisam acordar, pelo menos, uma hora e meia antes. Na prática, os operários da Penalty terão que pular da cama às 03h30min, e os da Trifil às 04h30min. “Perderemos um tempo de descanso valioso, que poderá inclusive comprometer o desempenho dos trabalhadores”, avalia a diretora do sindicato.

Insegurança – Outra preocupação do Sintratec diz respeito à segurança dos trabalhadores. Para chegar ao serviço, uma parte dos operários, que mora em bairros distantes, precisa se deslocar para um determinado ponto (como praças, por exemplo) a fim de pegar o ônibus contratado pela fábrica. Outros vão de bicicleta ou a pé (por residirem próximo às fábricas). “Quem vai garantir a segurança destes trabalhadores nesses horários?”, questiona a sindicalista.
O Sintratec considera a atitude do governador da Bahia desastrosa, principalmente porque em nenhum momento foi consultada a opinião dos trabalhadores sobre a decisão. “Jaques Wagner atendeu a um pleito dos empresários, mas ele se elegeu com os votos dos trabalhadores, o mínimo que ele deveria fazer era nos ouvir”, critica a diretora.

5 comentários:

  1. Esse horario de verao vai lascar com tudo...

    ResponderExcluir
  2. uma denucia muito importante os banheiro da santony malharia esta um lixo maior odor e ainda tem uma buate no setor que quando as maquinas param assende tudo e fica pisacando e rodando la no setor te que ficalizar isso ai a situacao cada vez fica pior. vamos la amigo sindicato nos ajude nao dar pra trabalhar com tanta pressao.

    ResponderExcluir
  3. Vai transar ?
    O governo dá camisinha.
    ' Já transou ?
    O governo dá a pílula do dia seguinte.
    ' Teve filho?
    O governo dá o Bolsa Família.
    RESOLVEU VIRAR BANDIDO E FOI
    PRESO ?
    O GOVERNO DÁ O AUXÍLIO RECLUSÃO.
    Todo presidiário com filhos
    tem direito a uma bolsa de R$862,11 [ ' por filho ' ] .
    ' Agora experimenta estudar e andar na linha pra ver o que é que te acontece!
    Salário mínimo R$545,00. ' Se você é brasileiro passe adiante!!

    ResponderExcluir
  4. Telma Regane ta pesseguindo os trabalhadores e humilhando as pessoas no setor da confecsao. providencia ai pelo Amor de Deus. ja fui no ministerio denuciar essa supervisora.

    ResponderExcluir
  5. Barbara da confecsao anda aterrorizando e persseguindo ate pra ir no banheiro fica marcando horario.e bate na porta do banheio.

    ResponderExcluir