quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Representante da Zara não comparece em audiência da Alesp


O representante da confecção Zara, pertencente ao grupo espanhol Inditex, Enrique Huerta Gonzales, não compareceu hoje (31) a uma reunião da comissão instalada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que investiga denúncias de exploração de trabalho escravo por empresas instaladas no estado , entre elas, a Zara.
O representante da confecção Zara, da empresa espanhola Inditex, Enrique Huerta Gonzales, não compareceu hoje (31) a uma reunião da comissão instalada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que investiga denúncias de exploração de trabalho escravo por empresas instaladas no estado , entre elas, a Zara.

Ele foi convidado pela comissão para prestar esclarecimentos sobre denúncia de que a Zara utiliza mão de obra escrava em sua cadeia produtiva. No dia 26 de julho, fiscais do Ministério do Trabalho flagraram 14 trabalhadores bolivianos e um peruano em situação irregular. As condições eram semelhantes à escravidão em duas confecções, na zona norte de São Paulo. Elas receberam 52 autos de infração referentes à jornada de trabalho excessiva, servidão por dívida e precária situação de higiene, entre outras irregularidades.

O ministério chegou a esse endereço por conta das investigações, iniciadas no final de junho, quando fiscais encontraram 52 trabalhadores da mesma confecção em condições precárias, em Americana, interior de São Paulo. Desde então, os fiscais começaram a investigar todas os fornecedores da Zara.

O grupo Inditex disse que Gonzales não pôde comparecer sem dar maiores explicações. Disse apenas que “coloca-se à disposição da Assembleia Legislativa para colaborar em uma data próxima” - ainda não definida.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário