terça-feira, 16 de agosto de 2011

Nova diretoria do Sindicato dos Comerciários toma posse





Com o objetivo de dar continuidade às lutas da categoria comerciária, tomou posse no dia 12 de agosto a nova diretoria do Sindicato dos Comerciários. O ato ocorreu no Auditório Agenor Medeiros, na sede da entidade e contou com a participação de várias lideranças políticas, sindicais, estudantis e comunitários, que fizeram questão de saudar a nova direção.

 Em seu discurso, Jairo Araújo, que deixou o posto de presidente, destacou a coragem da nova diretoria que está assumindo o compromisso de representar a principal categoria profissional de Itabuna e “dar continuidade ao trabalho desenvolvido por tantos outros bravos dirigentes que ao longo desses 65 anos passaram pelo sindicato, contribuindo para que um dia possamos viver numa sociedade mais justa e igualitária”, salientou.

 Araújo fez um balanço positivo das lutas e realizações alcançadas pelo sindicato desde 1994, quando a Corrente Sindical Classista assumiu a entidade. “Fizemos greves na Cesta do Povo e no Bompreço; conseguimos garantir o pagamento aos ex-funcionários da Rede Méssias; barramos a ampliação do funcionamento do comércio até às 22 horas. Participamos das lutas de outras categorias e também das lutas contra a privatização da Emasa, da BR 101, em defesa da saúde pública de Itabuna, dentre outras. Ou seja, o sindicato interfere e faz diferença na cidade de Itabuna”, afirmou Araújo.


Para finalizar, Jairo apontou o principal objetivo da nova diretoria. “Vivemos numa sociedade onde o pensamento dominante é o do ‘salve-se quem puder’ e o desafio desta nova diretoria é aprimorar e avançar na organização dos trabalhadores para que não sejamos reféns do individualismo, do segmento patronal e de sistemas excludentes como o capitalismo”, avaliou.

A diretoria está sendo renovada em 80% do seu quadro, inclusive a presidência, que passa a ser ocupada por Gilson Costa. Em seu discurso de posse, o novo presidente ressaltou a importância de acabar com as desigualdades, lutando por mais oportunidades para os trabalhadores. “Através da organização dos trabalhadores poderemos conquistar, além de melhores condições de trabalho e salários justos, mais oportunidades na educação, na saúde, de moradia. O governo Lula contribuiu para a diminuição dessas desigualdades, mas precisamos avançar ainda mais. Por isso lutamos pela instalação de uma universidade federal em nossa região, por isso lutamos pela estadualização do Hospital de Base”, demonstrou o novo presidente.

Vila longa ao Sindicato dos Comerciários e toda a categoria, Viva a luta dos trabalhadores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário