quarta-feira, 11 de maio de 2011

Solla defende estadualização do HBLEM e da EMASA mais uma vez


Em visita a Itabuna na última terça-feira, 10 de maio, para assinar convênios com a Santa Casa de Misericórdia e com a Fundação para Assistência a Saúde de Itabuna (FASI) mantenedora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, reafirmou junto à equipe de repórteres da TV Cabrália/Record News, que o desejo do governador Jacques Wagner (PT) é que o Hospital de Base e a Emasa sejam administrados pelo Estado.
Segundo Solla, o Estado tem repassado valores acima do que lhe é atribuído para solucionar problemas recorrentes no HBLEM. “É o único hospital que recebe valores bem acima do que é previsto e a estadualização resolveria este tipo de situação”, ressaltou Solla.
Em relação à EMASA, o secretário Jorge Solla também afirmou que é de interesse do governo da Bahia passar a administração da empresa municipal para a EMBASA, que segundo Solla, disporia de mais recursos e capacidade técnica para a ampliação dos serviços de água e saneamento em Itabuna. “Nós estamos dispostos a gerir a administração do Hospital de Base e também estadualizar os serviços de água de Itabuna, para isso ser uma realidade basta só uma decisão do prefeito”, avisou.
O secretário estadual de Saúde assinou convênios que dá ao HBLEM status para a realização de cirurgias bariátricas, a popularmente conhecida como cirurgia de redução de peso, ampliação dos repasses para neurocirurgias, tomografias e mamografias, e ainda a alocação de uma verba fixa, no valor de R$ 20 mil mensais, para que o hospital se credencie como de referência regional para a captação de órgãos e tecidos destinados a transplante. Na Santa Casa de Misericórdia, o secretário assinou convênios no valor de R$ 7,4 milhões para os hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário