quinta-feira, 7 de abril de 2011

Violência Sexual é grave em Itabuna


Itabuna ocupa a 5ª posição em casos de violência sexual e agressões domésticas, com o número de mulheres vítimas de estupro no Sul da Bahia aumentando de 2009 para 2010, conforme Boletim da Diretoria de Informação Saúde da Sesab (Secretaria Estadual de Saúde). No ano passado foram dez estupros em nossa cidade contra dois notificados em 2009. Somado o número de caso de violência sexual e doméstica no Sul da Bahia chega-se ao número de 315 casos. Em todo o Estado foram 3.832 notificações com 210 mortes.
Segundo a Polícia Civil a situação é ainda mais crítica. De acordo com a estatística da Secretaria de Segurança Pública, foram registrados vinte estupros no ano passado, oito apenas no mês de janeiro.
De acordo com a Sesab estes são os números da violência doméstica e sexual nos maiores municípios da Bahia em 2010: Salvador (2.058), Feira de Santana (563), Vitória da Conquista (516), Jequié (124), Itabuna (115).

“A violência contra a mulher em nosso país é uma verdadeira vergonha nacional. São necessárias providências em várias frentes contra esse lamentável estado de coisas. Contudo, o núcleo da questão está na valorização da condição feminina, a auto-estima da mulher passa em primeiro lugar por uma conscientização de caráter educativo e continua com ações de caráter sociológico com a discussão do papel da mulher no mercado de trabalho, no ambiente doméstico, no esporte, na cultura e na vida política. Além disso, a segurança pública deve garantir apoio e proteção à mulher vítima da violência e a Polícia e o Judiciário devem garantir os rigores da Lei aos agressores e assassinos de mulheres”, afirma Jorge Barbosa, presidente do Sindicato.

Com informações: Jornal A Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário