sexta-feira, 11 de março de 2011

Alice Portugal é capa da revista Contudo


Após uma pausa para o Carnaval – porque ninguém é ferro –, a revista CONTUDO chega às bancas neste sábado, em sua oitava edição. Como na última terça-feira se comemorou o Dia Internacional da Mulher, a matéria de capa da publicação não poderia abordar outro assunto. A reportagem coloca em destaque a deputada Alice Portugal(PCdoB), única representante baiana do sexo feminino a ocupar nessa legislatura uma vaga na Câmara Federal. Ela é, indiscutivelmente, uma exceção à regra.

Números divulgados pelo Observatório Brasil da Igualdade de Gêneros mostram o quanto ainda é pequeno o número de mulheres a ocupar cargos eletivos. Os dados mostram, aliás, que as candidaturas femininas encontram entraves até dentro dos próprios partidos. Apesar de existir uma lei que os obriga a reservar 30% das vagas para candidatas.

Mas a abordagem política não para por aí. CONTUDO ouviu o ex-vereador petista Emanoel Acilino (aquele que devolveu R$1,1 milhão ao Executivo, à época comandado pelo também petista Geraldo Simões). Acilino defende sua postura quando presidente do Legislativo itabunense e conta como tem se articulado para reconquistar uma vaga em 2012. Ah, o presidente do PMDB em Itabuna, o médico Renato Costa, também foi procurado e disse que a tendência natural da sigla é lançar, sim, candidatura própria. Ele prefere, no entanto, não afirmar taxativamente quem será o candidato. Alguém adivinha?
Outro destaque da revista é uma matéria e uma ampla entrevista com o radialista itabunense Orlando Cardoso, que completou mês passado 50 anos de profissão. À jornalista Celina Santos, ele conta sua trajetória, incluindo “causos” pitorescos, e o porquê de desistir da política, mesmo tendo sido por duas vezes vereador.

Como se aproxima o dia de São José, padroeiro de Itabuna, também é possível conferir a programação reservada para esse dia. A comunidade católica, na verdade, está em festa desde quinta-feira(10). Chega de instigar o querido leitor! Vamos fazer um trato? Corra pra banca mais próxima no sábado e confira tu-di-nho.

Legenda: A capa da semana, numa arte do designer gráfico Matheus Vital.

Leia mais no blog:

http://www.bahiasemmascara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário