quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Enquete mostra que 44% dos novos deputados apóiam a jornada de 40h


Pelo menos 44% dos deputados que farão parte do próximo Congresso apoiam a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais sem diminuição de salário, bandeira histórica do movimento sindical.
O levantamento foi realizado pelo Portal G1. À pergunta "É a favor da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salário?", 229 parlamentares disseram "sim", 116, "não", e 69 não souberam responder, totalizando 414 dos 513 deputados que farão parte da nova legislatura, que começa neste dia 1º de fevereiro.
A redução da jornada de trabalho sem diminuição de salários está prevista na Proposta de Emenda Constitucional 231/95, de autoria do então deputado (e hoje senador) Inácio Arruda (PCdoB-CE), já aprovada em uma comissão especial do Congresso.
A redução da jornada para 40 horas é bandeira da CTB desde funddação. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a mudança poderia criar mais dois milhões de novas vagas. Além da redução da jornada de trabalho sem perda de salário, a PEC 231 prevê ainda o aumento de 50% para 75% no valor das horas extras trabalhadas.

Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário