segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CENTRAIS APROVAM CALENDÁRIO DE LUTAS E 1º DE MAIO UNITÁRIO NA BAHIA


As Centrais Sindicais estão unidas na Bahia por um projeto de desenvolvimento nacional com valorização do trabalho. A decisão unitária é intensificar a pressão pelo aumento do Salário Mínimo de 580,00, a correção da tabela do IR, o Piso Regional, entre outras, a intensidade das lutas na defesa de uma agenda positiva pela manutenção e ampliação das conquistas sociais e trabalhistas.
As entidades se reuniram para discutir os temas no dia 01/02, na sede da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia-Fecombase, em Salvador. No encontro, os sindicalistas aprovaram a instalação do Fórum Baiano das Centrais Sindicais, espaço permanente de dialogo e ações unitárias voltadas para a implementação de uma agenda comum, com o objetivo de intensificar as lutas a partir da construção de um calendário unificado de atividades, bem como a realização este ano do 1º de Maio Unificado na Bahia.
Na reunião participaram a CTB, Força Sindical, UGT, Nova Central e CGTB. Entre as iniciativas, a realização de uma manifestação em defesa da valorização do Salário Mínimo no Aeroporto 2 de Julho (08/02), Seminário das Centrais Sindicais (25/03), e uma manifestação em defesa da cidade de Salvador (29/03), dia do aniversário da capital baiana.
Por iniciativa ainda, as Centrais realizarão um encontro com o DIEESE para debater uma proposta de Piso Regional, como elemento fundamental na busca do dialogo e entendimento entre os trabalhadores e o governo da Bahia.
Está previsto a confecção de um documento destacando pontos como o reajuste do Salário Mínimo e das aposentadorias para ser entregue aos parlamentares e distribuído para população. Para Adilson Araújo, presidente da CTB Bahia "as mudanças políticas em curso proporcionam maior protagonismo da classe trabalhadora. A realização do 1º de Maio unitário é um bom sinal de maturidade das Centrais, importante avanço que fortalece ainda mais a nossa unidade. É hora dos sindicatos reforçarem a pressão na base, realizando manifestações e fortalecendo a luta por um digno e justo reajuste no Salário Mínimo e pela imediata correção da tabela do IR".

Adilson Araújo
Presidente da CTB-Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário