quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Presidente Lula visita duas cidades da Bahia nesta sexta-feira


No último mês de mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz uma grande maratona de viagens pelo país para finalizar projetos. Nesta sexta-feira (10/12), Lula virá a Bahia para duas importantes atividades: o primeiro compromisso será na cidade de Ilhéus, no sul do estado, onde assinará ordens de serviços para o início das obras de quatro trechos da Ferrovia Oeste- Leste. Depois o presidente vem a Salvador e participa da formatura dos alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa).

A Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), obra prioritária do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ligará Ilhéus, a importante região produtora de grãos, ao Porto Sul. Além dos quatro trechos que terão as obras iniciadas com a assinatura da ordem de serviço pelo presidente, o primeiro lote da estrada de ferro, situado entre os municípios de Caetité e Ilhéus, já se encontra com sua licença de instalação. Para o governador da Bahia, Jaques Wagner, a construção da ferrovia é “um momento de glória”, a concretização de um “projeto que estava nas gavetas havia mais de cinqüenta anos. Uma obra importante, porque vai trazer muito desenvolvimento para o oeste e por todo o percurso até Ilhéus, no novo porto”.

Formatura em Salvador

No
mesmo dia às 18h, o presidente Lula participa da formatura de mil alunos - representando 281 mil – que foram alfabetizados pelo Topa. O evento será em frente à Assembléia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia. “Eu sei que o presidente gosta muito do programa porque para ele a educação é fundamental. Nós vamos fazer uma festa de agradecimento por tudo o que ele fez nesses oito anos pela Bahia, e não teria melhor forma de festejá-lo, senão por nosso programa”, declarou Wagner, no programa Conversa com o Governador.

Para Wagner, com os novos formandos, o governo atingiu o número de 953 mil alfabetizados, incluindo os que estão em sala de aula. Ele afirma que, no segundo mandato, o foco será “muito no ensino fundamental”, e enfatiza que a idéia é fazer parcerias entre as prefeituras e a Secretaria da Educação do Estado para que a Bahia possa superar os níveis em que ainda se encontra.

“Nós tivemos uma evolução na última avaliação - até ultrapassamos os objetivos colocados, mas isso não me satisfaz. Quero que a gente tenha um ensino fundamental igualado aos melhores do País. Esse é um desafio”, enfatiza o governador. Ele diz ainda que o outro desafio é continuar ampliando o número de vagas e universidades públicas federais – a intenção é implantar a Universidade Federal do Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário