sexta-feira, 19 de novembro de 2010

“UNIDADE PARA GARANTIR NOVOS DIREITOS” PARTICIPE DA NOSSA CAMPANHA SALARIAL 2011


Você operário (a) têxtil e calçadista é a razão de ser da Campanha Salarial que ora estamos iniciando. A mobilização e a participação de todos desde o início das discussões é que vai garantir uma campanha coesa, com unidade e com certeza, com bons resultados para toda a categoria.

Para lembrar a todos e todas da importância de uma campanha salarial estamos divulgando o passo a passo do nosso movimento por melhores salários e condições dignas de trabalho.

VOCÊ SABE O QUE É UMA CAMPANHA SALARIAL?

É o período que começa a partir da data base da categoria, que significa o mês em que serão renovados os acordos ou convenções coletivas. A data base dos trabalhadores têxteis e calçadistas do Sul e Extremo Sul da Bahia tem início no mês de janeiro de cada ano. Porém, o nosso Sindicato antecipa as discussões e assembléias para que a categoria possa participar ativamente da construção da pauta de reivindicações.

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS ASSEMBLÉIAS?

É nas assembléias que o trabalhador (a) fica por dentro das principais questões e participa das discussões, construção e aprovação da Pauta de Reivindicações da categoria.

Para organizar uma campanha salarial forte desde o início é de fundamental importância a participação de todos e todas nessas reuniões.

QUEM ORGANIZA A CAMPANHA SALARIAL?

A nossa campanha salarial é organizada pelo Sintratec, entidade sindical que representa todos os trabalhadores e trabalhadoras têxteis e calçadistas da nossa região.

Após as discussões e aprovação da Pauta de Reivindicações, pelos trabalhadores, o Sindicato entrega a pauta à entidade sindical patronal e solicita agendamento de reuniões para o início das negociações.

QUAL O PAPEL DOS TRABALHADORES?

Cabe aos trabalhadores a participação efetiva em todo o processo da campanha salarial. A diretoria do Sindicato necessita desse tão valioso aval da categoria para organizar uma campanha que mobilize o maior número de trabalhadores.

Torna-se muito importante a participação de todos e todas nas atividades convocadas pelo Sindicato (reuniões, assembléias, passeatas, etc.).

É nessas ocasiões, onde todas as preocupações que surgem na campanha salarial são debatidas, o que faz crescer a participação e a mobilização que permite encontrar soluções para as demandas surgidas e encontrar caminhos para a luta em defesa das reivindicações dos trabalhadores.

QUAL O PAPEL DO SINDICATO?

Além de negociar com a representação patronal, o Sindicato é a entidade mobilizadora da categoria.

Marcada as negociações é imprescindível que o Sindicato tenha anteriormente organizado e mobilizado os trabalhadores para garantir a força política necessária diante do segmento patronal quando das negociações.

QUAL O CAMINHO PARA AS CONQUISTAS?

Os patrões tentam a todo custo desmobilizar os trabalhadores através da perseguição no local de trabalho, disseminado o medo e a insegurança. Além disso, tentam desqualificar a ação do sindicato, perseguindo suas lideranças.

Por outro lado, quando um sindicato possui um grande número de associados, demonstra maior força nos momentos de negociar com o patronato, o que permite maiores e melhores ganhos na campanha salarial.

Portanto, o fortalecimento do Sindicato, através das filiações dos trabalhadores, representa um desfecho mais feliz da campanha salarial.

A crescente mobilização da categoria, que permite a realização de paralisações e greves faz o patronato tremer, recuar das propostas insuficientes e aceitar as exigências apresentadas pelo Sindicato nas negociações.

ENVIE SUA DENUNCIA PELO E’MAIL sintratec_@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário