sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CTB programa atos em todo o país pela redução da jornada de trabalho


A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) juntamente com outras centrais sindicais está organizando para o primeiro semestre deste ano manifestações e paralisações em empresas e comércios com jornada de trabalho superior a 40 horas semanais para pressionar a votação da proposta de emenda constitucional que reduz a jornada no país.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 231/95) deverá ser votada este ano pelo Congresso Nacional e o principal argumento das centrais é que a redução da jornada de 44 horas para 40 horas semanais - com aumento do valor da hora extra, de 50% para 75% para evitar que empresas compensem o corte com horas adicionas - criará 2 milhões de vagas no País.
Também está na pauta do movimento sindical para 2010 o projeto de lei que cria regras para a terceirização, elaborado pelo Ministério do Trabalho com as centrais sindicais. Para a CTB os empresários se utilizam da terceirização para explorar a mão de obra do trabalhador, que se submete aos baixos salários oferecidos, precárias condições de trabalho e falta de direitos e garantias trabalhistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário