terça-feira, 21 de abril de 2009

A importância de Tiradentes


Este ano, a Inconfidência Mineira completa 220 anos e, neate dua 21 de abril, o Brasil relembra os 217 anos da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que entrou para a história como um dos defensores de um Brasil livre do domínio português

No ano de 1789, proprietários rurais, intelectuais, clérigos e militares se uniram contra a dominação portuguesa. Os principais planos eram estabelecer governo republicano independente de Portugal, sem exército, criar manufaturas no país que surgiria e fazer de São João del-Rei a capital. Mas, a conspiração foi abortada pelo governo, após a traição de Joaquim Silvério dos Reis.
Os líderes do movimento foram, então, capturados e mandados para o Rio de Janeiro onde foram condenados por inconfidência. Em 18 de abril de 1792, Tirandentes foi condenado à forca e morreu no dia 21, depois foi esquartejado.
O movimento se tornou símbolo de resistência para os mineiros, a exemplo da Guerra dos Farrapos para os gaúchos e do Dois de Julho para a Bahia.Joaquim José da Silva Xavier, foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político. Negando a princípio a participação no movimento, foi o único a assumir toda a responsabilidade pela "inconfidência", inocentando os companheiros. Alguns foram condenados à morte e outros ao degredo, no entanto, Tiradentes seria enforcado. Em 21 de abril de 1792, percorreu ruas do Rio de Janeiro até o local onde foi armada a forca. Executado e esquartejado, tendo as partes do corpo em diversos lugares, tornou-se mártir da Inconfidência e Patrono Cívico do Brasil. Por isso, a data da morte se tornou feirado nacional.
Fonte: O Bancário

Nenhum comentário:

Postar um comentário