terça-feira, 10 de março de 2009

Solidariedade: Vitória dos trabalhadores!


Joanes é obrigada pela Justiça a reintegrar trabalhador
A juíza da 3ª Vara do Trabalho de Ilhéus, Dra. Maria Luiza Ferreira Passo, deferiu liminar garantindo a reintegração ao trabalho do funcionário e dirigente sindical Reinaldo Santos Badaró na fábrica Joanes Industrial S/A. A decisão judicial, que prevê a aplicação de multa de R$ 100,00 por dia caso haja resistência da Joanes na reintegração do trabalhador, obteve o reconhecimento da empresa no dia 05 de março de 2009.
A Joanes arbitrariamente demitiu sumariamente Reinaldo Badaró no dia 12 de janeiro de 2009, período em que os trabalhadores estavam mobilizados em plena campanha salarial, num momento de endurecimento e acirramento da luta, organizada pelo SINDICACAU, entidade que representa a categoria. Reinaldo trabalhava na fábrica desde setembro de 1986, ou seja, há mais de vinte anos.
O SINDICACAU repudiou a decisão arbitrária da Joanes e com apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), do Sindicato dos Bancários de Itabuna, Sindicato dos Comerciários, do SINTRATEC e da União da Juventude Socialista (UJS) realizou uma grande manifestação no dia 14 de janeiro na porta da fábrica exigindo a revogação da demissão. Concomitantemente às ações políticas a entidade acionou o Departamento Jurídico que entrou com Ação na Justiça reivindicando a imediata reintegração ao trabalho do dirigente sindical, culminando nesta decisão liminar.
“Não toleraremos perseguições aos trabalhadores. A intenção da Joanes era enfraquecer a luta do SINDICACAU por melhores salários e condições dignas de trabalho para os empregados da fábrica e por isso atentou contra a organização dos trabalhadores e contra a legislação trabalhista”, afirma Luis Fernandes, presidente do sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário