domingo, 1 de fevereiro de 2009

TRIFIL tenta chantagear os trabalhadores e a sociedade com demissões em massa


Na tentativa de continuar pagando salários aviltantes aos seus empregados a Itabuna Têxtil S/A – TRIFIL utiliza-se de expedientes sórdidos, a exemplo das constantes demissões e chantagens contra os trabalhadores quando ameaça não conceder o reajuste pleiteado pela categoria que está em plena campanha salarial, alegando os efeitos da crise econômica mundial. O SINTRATEC já contabilizou cerca de quinhentas demissões de operários na fábrica desde outubro de 2008.
Essa postura de vítima da crise que a fábrica apresenta para a sociedade está se refletindo na mesa de negociação quando insiste em nivelar os ganhos dos trabalhadores ao Salário Mínimo, negando o pleito reivindicado pela categoria de reajuste nos salários de 20,48%, o que corresponde à variação no período do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) do IBGE, além de produtividade e aumento real nas faixas salariais.
Sabe-se por intermédio da grande mídia nacional que o setor está passando incólume frente aos efeitos da crise mundial já que com a alta do dólar a expectativa é que as vendas aumentem dentro e fora do país. Segundo analistas, a elevação do dólar e conseqüentemente o realinhamento da moeda americana, se por um lado, eleva o faturamento nas exportações, por outro, inibe a importação de produtos acabados na Ásia (a grande queixa do setor), ampliando a competitividade no mercado interno. Neste cenário, o setor têxtil vem se expandindo em todo o país.
Diante desse quadro de descaso e chantagens perpetradas pela TRIFIL, o SINTRATEC avisa que não vai aceitar que esse discurso de vítima propalado pela fábrica acabe por prejudicar os trabalhadores.
“Estaremos desempenhando nosso papel que é o de mobilizar a categoria por melhores salários e condições dignas de trabalho”, afirma Jéser Cardoso, presidente do SINTRATEC. Nas manifestações, reuniões e assembléias estamos conscientizando os trabalhadores sobre este importante momento de decisão sobre os salários e direitos com o intuito de intensificar a mobilização, unidade e participação, inclusive para uma possível paralisação da produção se necessário for.
“Da nossa atitude é que venceremos a truculência, o desrespeito, o descaso e a falácia patronal de que o país vive um momento de crise econômica e querem jogar a culpa da crise do capitalismo nas costas dos trabalhadores”, finaliza Jéser.
Campanha Salarial 2009
Mais empregos, mais salários!
Os trabalhadores não podem pagar o preço da crise.
SINTRATEC – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis e Calçadistas do Sul e Extremo Sul da Bahia - Filiado à CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário