sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Solidariedade Classista


Os trabalhadores em supermercados estão em campanha salarial organizada pelo Sindicato dos Comerciários de Itabuna. A entidade está realizando diversas manifestações nos estabelecimentos com o objetivo de mobilizar a categoria e sensibilizar o patronato a atender as principais reivindicações dos trabalhadores.

Em rodada de negociação com o Itão realizada no dia 19/2, no escritório da assessoria jurídica do Sindsuper (sindicato patronal), o representante da empresa teve a cara de pau de propor um reajuste salarial de apenas 5%, valor inferior à inflação acumulada no ano.

O supermercado, que foi o principal patrocinador do Carnaval Antecipado de Itabuna e gasta uma fortuna em propaganda todos os meses, quer explorar ainda mais os trabalhadores.
Como forma de protesto, o Sindicato dos Comerciários realizou nesta sexta-feira, dia 20/2, a primeira atividade da campanha salarial em frente à empresa. Com o auxílio luxuoso da charanga do bloco Casados i Responsáveis, o Sindicato repudiou a proposta do Itão e seu “carnaval do arrocho salarial”. O protesto contou com o apoio da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, do Sindicato dos Bancários, Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e do SINTRATEC.

Dirigentes sindicai denunciaram as péssimas condições de trabalho na empresa, dentre as quais estão os baixos salários, a extrapolação da jornada de trabalho e a prática nefasta do assédio moral.
Incomodado com as acusações, a direção do Itão acionou o 15º Batalhão da Polícia Militar supondo que inibiriam o Sindicato. O tiro saiu pela culatra: não houve confronto com a polícia nem a manifestação parou com a chegada dos policiais.
A próxima rodada de negociação acontece dia 02 de março e até lá outras manifestações devem ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário